O CNIS nada mais é do que o Cadastro Nacional de Informações Sociais relativos a vínculos, remunerações e contribuições.
Os dados constantes no CNIS valem como prova de filiação à previdência social, tempo de contribuição e salário de contribuição.
Havendo inconsistências no CNIS é necessário apresentar documentos comprobatórios, para inclusão, retificação ou ratificação de suas informações.
Para acessar o seu CNIS, acesse o site: https://meu.inss.gov.br/#/login e realize o seu cadastro.
Veja que você acessa o site do Meu INSS através do Gov.br:
É preciso acompanhar o seu CNIS, pois, contribuições abaixo do salário mínimo (pós reforma), por exemplo, não contam para nenhum fim. E saber dessa informação a tempo, te possibilita realizar uma complementação, transferência de excedente ou agrupamento das contribuições.
Farei um post falando um pouco mais sobre o Planejamento Previdenciário, mas é através deste serviço que você saberá tudo sobe sua aposentadoria. Para isso procure uma profissional de sua confiança o quanto antes.
O Planejamento Previdenciário te garante uma aposentadoria tranquila e muitas vezes mais vantajosa, evita contribuições desnecessárias e surpresas na hora do tão esperado descanso.
Conseguiu compreender como funciona? Precisa de uma advogada para essa ou outra demanda relacionada à previdência, só entrar em contato através do WhatsApp, estamos prontos para te atender.